29 outubro 2008

Eu tenho pressa, tanta coisa me interessa...





Analise-se:

PhotobucketVocê no seu dia a dia se vê sempre apressado?
PhotobucketSente-se irritado com pequenas coisas?
PhotobucketTem a mania de fazer várias coisas ao mesmo tempo?
PhotobucketNão gosta de perder tempo com “besteiras”?
PhotobucketNão gosta de chegar atrasado em seus compromissos e cobra este comportamento das outras pessoas?
PhotobucketFala, anda, come muito rápido?
PhotobucketTem dificuldade em observar detalhes?
PhotobucketLê muito, mas tudo superficialmente?

Se vc respondeu sim à maioria destas perguntas, PARABENS, vc (como eu) é um forte candidato a ter desenvolvido (ou desenvolver) a Síndrome da Pressa (também conhecida como Padrão Comportamental tipo A, Síndrome do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Neurose da Ansiedade).

Comecei a me escasquetar com esta síndrome num dia de semana destes aí, pouco tempo atrás. Fui almoçar com minha mãe,(raramente almoço durante a semana com ela, trabalhamos em cidades diferente). Já tinha me programado a voltar pra empresa um pouco mais tarde, ia fazer um horário de almoço “estendido”. Mesmo assim, me senti extremamente irritada por pegar trânsito e completamente angustiada por não chegar logo (tanto no almoço quanto de volta a empresa). Preocupada com as horas.

O que é a Síndrome da Pressa?

Segundo estudos, a síndrome da pressa ataca cerca de 20% dos moradores das grandes cidades. As vitimas não conseguem relaxar e fazer as coisas na calma, mesmo quando o tempo as permite.( Assisto televisão fazendo palavras cruzadas, ou lendo uma revista, bordando.) Costumam reclamar da sobrecarga, mas por outro lado, tentam fazer cada vez mais. Além de fazerem várias coisas ao mesmo tempo...

Diariamente temos sempre que dar conta de mais, de tudo. Nos aliamos à pressa para cumprir com nossa agenda diária. Saímos de casa com a obrigação de render, e bem, no nosso trabalho, e ao sairmos da empresa, ainda nos falta um zilhão de coisas a serem feitas antes do fim do dia...acabamos funcionando com o turbo ligado o dia inteiro. E quando aceleramos demais a máquina, o motor começa a falhar, ou seja, falta qualidade naquilo que fazemos. Acontece muito comigo também de ler um texto e depois confundir as informações que li. Costumo brincar e falar que meu curso de leitura dinâmica tá vencido. Não tá vencido nada...o dinamismo é que tá demais...

No mundo atual, consideramos a pressa um mal necessário. O ritmo acelerado da vida criou inclusive uma enorme dificuldade de adaptação pra aquelas pessoas mais lentas, que não conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, que falam e agem devagar. Eu mesma, me sinto impaciente com elas. (Coisa feia, Luciana!)

A síndrome da pressa não é uma doença, mas pode levar a um mal que todo mundo conhece bem: o estresse.

De acordo com os psicólogos, a pressa em si não é prejudicial. Um estressinho básico é necessário e até saudável ao ser humano. Ele nos motiva a novas realizações e objetivos, nos prepara física e psicologicamente para enfrentarmos os desafios internos e externos da vida. O estresse está ligado ao nosso instinto de preservação e sobrevivência. Ele é a luzinha vermelha de alerta que nosso cérebro nos manda ao caminharmos à noite por uma rua escura. “Ande logo, não dá bobeira, é perigoso aqui”, ele nos diz...

O estresse é uma resposta natural do organismo, porém ao se tornar muito intenso e/ou duradouro, seus efeitos benéficos são substituídos pelos maléficos: alterações no sistema imunológico, (facilitando o aparecimento de doenças psicossomáticas); depressão; síndrome do pânico, problemas cardíacos, gástricos, insônia, etc...

Dicas para trabalhar A PRESSA em você:

• Fazer uma tarefa de cada vez.
• Mudar sua rotina e seus hábitos.
• Fazer exercícios físicos, de preferência os mais relaxantes.
• Compreender que vc tem limites.
• Procure ajuda psicológica, caso não sinta melhora...

Desacerele:

Conheça o SLOW MOVEMENT, corrente que se iniciou em 1986 (EUA e Europa) e prega um estilo de vida mais tranqüilo. Incentiva a qualidade de vida, mas não renega a tecnologia e vida moderna, defende que cada um viva no seu ritmo próprio. Veja também o SLOW FOOD vindo na contramão do FAST FOOD e com o propósito totalmente oposto...

4 comentários:

  1. Lu parece que não tem remédio para isso. As pessoas tem que se conscientizarem de seus limites e estabelecer prioridades.


    Acho que temos que planejar e organizar a agenda com antecedência, estabelecer prioridades, adiar o que não for urgente, aprender a dizer "não", acordar meia hora mais cedo, tirar o telefone do gancho quando não quizermos ser incomodado e deixar de usar o relógio durante um dia,fato este que eu Anderson não consigo; são atitudes que também podem ajudar no combate a maldita pressa.
    Beijos Meu Anjo!

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas...bem...eu não ligo pro relógio no pulso mesmo! :P

    Também acho que não tem remédio pra pressa. É o preço de vivermos na época atual.

    Temos que nos saber e permitir sermos falíveis. E termos tempo pra pensar, evoluir internamente, sentir, criar...

    Ei, me anjo...Adorei sua visita, espero que vc volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Você no seu dia a dia se vê sempre apressado?
    Sente-se irritado com pequenas coisas?
    Tem a mania de fazer várias coisas ao mesmo tempo?
    Toda mulher faz isso...senão a gente não dá conta!
    Não gosta de perder tempo com “besteiras”?
    Defina "besteiras"...no geral não gosto é de levar mais tempo que o necessário. Mas gosto de filmes, jogos de pc, livros. Só não vejo tv. Jornal eu leio pela internet na hora que eu quiser e a mesma coisa com filmes ou seriados. Tudo vem na hora que eu quero. Não gosto de ficar esperando.
    Não gosta de chegar atrasado em seus compromissos e cobra este comportamento das outras pessoas?
    ODEIO gente que se atrasa e acha normal. Responsabilidade e respeito com o tempo dos outros, carai! Se me fizerem esperar por mais de 20 minutos sem dar satisfação eu vou embora.
    Fala, anda, come muito rápido?
    Não. Pra isso eu planejo meu tempo. Para não ter que correr.
    Tem dificuldade em observar detalhes?
    Benhê, sou virginiana. Nada me escapa às vistas.
    Lê muito, mas tudo superficialmente?
    Leio muito com a intenção de aprender ou me distrair. Mas se eu estiver com alguma preocupação na cabeça, não consigo me concentrar. Ms isso é com todo mundo.


    Ah, sim. Eu me irrito à toa. Qualquer coisa MESMO. Gente mole ou faladeira ou barulhenta demais me deixam maluca.
    Ah! E gente que fala cutucando. E chiclete. E barulho de garfo no prato. Bola. Cheiro de mamão. Telefone. Pia com louça. Falarem a frase errada em qualquer momento e eu escute. Barbeiros no trânsito. Vendedor que dá opinião sem que eu peça. Gente que não dá atenção quando estou falando. Gente que insiste em fazer algo que sabidamente me irrita por provocação. Bagunça. Roupa no chão. Toalha molhada.

    Tantas coisas me irritam... e não é só um pouco, não! Me dá até descarga de adrenalina, sobe a pressão, me dá falta de ar e taquicardia e por um triz não perco a compostura.

    (nah, não vou me tratar...)

    ResponderExcluir
  4. Lou, o Irritando Fernanda Young virou coisa do passado, vamos lançar agora o Irritando Diaba Lorena!!

    "Tem a mania de fazer várias coisas ao mesmo tempo?
    Toda mulher faz isso...senão a gente não dá conta!"

    O problema é que tentamos ser perfeitas donas de casa (como nossas mães) mas também buscamos realização profissional. É muita coisa pra só 24 horas...Até achei que esta síndrome atacava somente as mulheres, mas pesquisando na net, descobri que grande parte das vitimas são homens.

    Mas que este sintoma é tipicamente feminino, ah, isso é.

    ResponderExcluir

E qual a sua opinião?

Deixe seu comentário...vou lê-lo, publicá-lo e respondê-lo... Te espero de volta pra ler a resposta!

Photobucket
Photobucket
Photobucket