09 outubro 2009

O Pequeno Príncipe e o Pedagogo (Autor Desconhecido)






Bom dia, disse o pequeno príncipe.
Fale uma boa frase, ordenou o pedagogo, por exemplo: eu lhe desejo um bom dia, repita vagarosamente...
Eu lhe desejo um bom dia, disse o pequeno príncipe cordialmente.
Assim está correto. Disse o pedagogo e puxou um livrinho de bolso.
O que tens aí? perguntou o pequeno príncipe.
Estou lhe dando uma nota boa pelo comportamento. Respondeu o pedagogo. Você quer entrar na minha escola? perguntou ele.
O que eu preciso fazer então? perguntou o pequeno príncipe.
Você precisa fazer um teste de avaliação.
Teste de avaliação, o que é isso? perguntou o pequeno príncipe.
Isto não é tão importante, disse o pedagogo, o mais importante é que seja facilmente controlável.
Bem, disse o pequeno príncipe, então comece a me testar.
O pedagogo estendeu-lhe uma folha de trabalho. Leia o texto e cruze as respostas corretas, ordenou ele.
Mas, disse o principezinho, eu nem sei ler!
O pedagogo ficou surpreso.
Você quer ir para escola e não sabe ler? Então você não recebeu a escolarização antecipada? Escolarização antecipada, o que é isso? quiz saber o principezinho.
Escolarização antecipada significa que nós pedagogos temos detectado que é necessário fazer com que as crianças, antes de entrar na escola, aprendam a ler, calcular e ter o pensar lógico para que não tenham que aprender isso primeiramente na escola.
E o que se aprende na escola? Perguntou o pequeno príncipe.
A escola constrói sobre aquilo que a pré escola realizou e pode então dedicar-se a coisas científicas. Dessa maneira preparará para a continuação nas escolas. Assim se economiza um bocado de tempo.

O que você fez no seu tempo da pré escola?
Perguntou ele ao pequeno príncipe.
Eu brinquei.
Brincar é desperdício de tempo, disse o pedagogo. Ao menos foram jogos de aprendizagem?
Isso eu não sei. Disse o pequeno príncipe. Eu, por exemplo, desenhei. Você quer ver meu desenho? Perguntou ele e mostrou o seu desenho com uma cobra que engolira um elefante.
Pois bem, disse o pedagogo, isso talvez seja o limite de elementos zero em determinado conjunto. Elementos de quê?
Você nunca ouviu alguma coisa de conjuntos? Dessa forma você nunca dará conta do "numerus clausus". Está bem, disse o pedagogo, eu quero esclarecer uma coisa a você. A coisa mais importante da vida é o preparo no tempo certo. A pré escola prepara para a escola básica, a escola básica prepara para a continuidade na escola, a continuidade na escola prepara para a universidade, e a universidade para a profissão. Você entendeu isso?
E a profissão, prepara pra quê? perguntou o pequeno príncipe.
Para a aposentadoria, naturalmente.
E a aposentadoria?
Você é um horrível importuno, disse o pedagogo. Quando alguêm realizou alguma coisas na sua vida ele também saberá usufruir a sua aposentadoria para que as pessoas a beira de sua sepultura possam dizer que ele teve uma vida realizada.
Estranho...disse o pequeno príncipe, eu tenho a impressão de que alguêm que sempre foi preparado, nunca teve realmente tempo pra viver.
Mas isso você ainda não compreende, disse abruptamente o pedagogo.
Eu preciso que me diga o que mais você realizou até hoje. Você ao menos traz consigo um conhecimento biológico? Que plantas e animais você conhece?
Eu tenho no meu planeta uma rosa, disse o principezinho.
Há muitas espécies de rosas, retrucou o pedagogo. Eu tenho uma folha de exercícios sobre rosas. Como você não sabe ler, eu lerei pra você:
1ª Tarefa: Minha rosa é uma:
A)Rododendrum
B)Rosa de sebe
C)Rosa polyanth
D)Rosa de tronco alto
Cruze a resposta correta!!
2ª Tarefa: Que processos químicos se realizam na rosa na absorção do alimento? Você tem diversas respostas a sua escolha.
3ª Tarefa: Construa no mínimo cinco substantivos compostos com a palavra rosa, como por exemplo, perfume de rosas, cor rosa chá...
Minha rosa tem perfume bom, interrompeu o pequeno príncipe.
Perfume bom não está previsto no âmbito cognitivo da compreensão, é difícil de controlar, portanto não pertence ao catálogo das metas de ensino. Deu a entender o pedagogo de que não é válido.
Eu gosto da minha pequena rosa... Disse o principezinho.... Eu sempre penso em como posso protegê-la da ovelha no meu planeta.
Material de proteção de plantas abordaremos no ensino de química. Você verá que é interessante.
Eu me alegro todos os dias com a minha rosa...continuou o principezinho.
Alegria é uma meta de aprendizagem efetiva. Isso não é tão importante, mas no fim da aula você também pode sentir alegria sobre rosas. Eu certamente encontrarei um caminho para poder controlar se a sua alegria foi específica da aprendizagem.
Mas eu não quero apenas ter alegria quando consta do teu plano. Disse o pequeno príncipe.
Para a alegria constante infelizmente nós não teremos tempo, caso contrário nós não alcançaremos a nossa meta de ensino, disse o pedagogo áspero, e quando nós não a alcançamos, você se torna improdutivo para a vida. Não para a escola, mas para a vida nós aprendemos.
Você tem razão, disse o pequeno príncipe, e por essa razão eu acredito que a sua escola não é pra mim.

E ele retornou a sua viagem.

Pára, pára!! chamou o pedagogo. Você nem sequer ouviu como continua a minha análise didática e que metas educacionais eu ainda tenho previsto: calcular com pérolas do rosário no ensino de religião, exercícios com microscópio sobre pétalas de rosas, determinação da cadência da canção " O menino viu uma rosinha". Falar sobre usos e sentir alegria sobre a segunda feira de rosas. Aprender a avaliar a obra literária de Herbert Rosendorfer. Calcular o lucro da editora Rosenheimer...

Mas isso o pequeno príncipe já não ouviu mais, pois ele havia se retirado bem depressa a fim de não ficar com uma neurose.

Um comentário:

  1. É, pode-se aprender muito a partir de coisas pequenas ou simples.

    Bom te ver de volta!

    ResponderExcluir

E qual a sua opinião?

Deixe seu comentário...vou lê-lo, publicá-lo e respondê-lo... Te espero de volta pra ler a resposta!

Photobucket
Photobucket
Photobucket